Biblioteca


CAROS ALUNOS PESQUISAR É UM ATO CONSTANTE.

COMO INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR É NOSSA MISSÃO FOMENTAR A PESQUISA, A EXTENSÃO E A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS.


AQUI ESTÃO DISPONÍVEIS OS LINKS DOS MAIORES PORTAIS DE PESQUISAS NO BRASIL E NO MUNDO.


BASES DE DADOS NACIONAIS

Criado em 1995, o programa Prossiga tem por objetivo promover a criação e o uso de serviços de informação na Internet voltados para as áreas prioritárias do Ministério da Ciência e Tecnologia, assim como estimular o uso de veículos eletrônicos de comunicação pelas comunidades dessas áreas.


SciELO – ScientificElectronic Library Online (Biblioteca Científica Eletrônica em Linha) é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na Internet. Especialmente desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento e particularmente na América Latina e Caribe, o modelo proporciona uma solução eficiente para assegurar a visibilidade e o acesso universal a sua literatura científica, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como ‘ciência perdida’. O Modelo SciELO contém ainda procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.


O portal de acesso livre da CAPES disponibiliza periódicos com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na Internet selecionados pelo nível acadêmico, mantidos por importantes instituições científicas e profissionais e por organismos governamentais e internacionais.
Criada a partir do ano de 2001, a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo foi criada para disponibilizar na Internet o conhecimento produzido pelos trabalhos defendidos na Universidade de São Paulo, permitindo que as comunidades brasileira e internacional possam ter em mãos a versão digital completa das teses e dissertações.


O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) possui quase
60 anos de atividades voltadas para a missão de promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em ciência e tecnologia para a produção, socialização e integração do conhecimento científico-tecnológico do Brasil.


A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do IBICT propõe integrar em um único portal os mais importantes repositórias de informação digital do país, de forma a permitir consultar simultâneas e unificadas dos conteúdos informativos desses acervos.


Base de dados econômicos e financeiros mantida pelo Ipea, de dados demográficos econômicos e geográficos para as regiões, estados e municípios brasileiros que se iniciam no Censo Demográfico de 1872 e de indicadores sociais abrangendo temas diversos, como nível de renda per capita, desigualdade na distribuição de renda dos indivíduos e domicílios, desempenho educacional, condições de saúde e habitação, inserção no mercado de trabalho, situação dos direitos humanos da população, entre outros.


Com mais de 500.000 definições distribuídas em mais de 200.000 verbetes e subverbetes, o Michaelis Moderno Dicionário da Língua Portuguesa foi planejado com extremo rigor lexicográfico, procurando-se registrar o maior número possível de vocábulos e seus sentidos, tanto da linguagem escrita quanto da oral.


A Coleção Brasiliana elaborada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro permite disseminar um precioso acervo de conhecimentos sobre o Brasil e uma das mais fecundas reflexões sobre a nossa terra e a nossa gente.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão voltado à reformulação de quadros e meios no Judiciário, sobretudo no que diz respeito ao controle e à transparência administrativa e processual. Trata-se de um órgão do Poder Judiciário com sede em Brasília/DF e atuação em todo o território nacional, que visa, mediante ações de planejamento, à coordenação, ao controle administrativo e ao aperfeiçoamento no serviço público da prestação da Justiça.


A Rede de Revistas Científicas da América Latina e no Caribe, Espanha e Portugal Redalyc é um projeto promovido pela Universidade Autônoma do México State (UAEM), com o objectivo de contribuir para a divulgação da actividade científica que ocorre em editoriais e na América Latina.


O Sistema de Informação do Congresso Nacional auxilia na busca de legislações, decretos, emendas constitucionais etc, bem como diversas informações sobre o senado e temas relacionados.


Portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.



BASES DE DADOS INTERNACIONAIS



Social Science Research Network (SSRN) é dedicado à rápida disseminação mundial da pesquisa em ciências sociais e é composto de uma série de redes de pesquisa especializado em cada uma das ciências sociais. O eLibrary SSRN consiste de duas partes: um banco de dados contendo resumos sobre 324.300 documentos de trabalho acadêmico e forthcomingpapers e uma coleção de papel eletrônica atualmente com mais de 262.200 documentos de texto completo para download em formato Adobe Acrobat PDF.


EconPapers dá acesso ao maior acervo online de Economia workingpapers e artigos de jornal. A maioria dos arquivos de texto completo estão disponíveis gratuitamente.
RePEc é um conjunto de dados distribuídos que residem em mais de 1.100 arquivos, geridos por organizações de pesquisa, departamentos acadêmicos e editores.


Dialnet é um portal para a divulgação da produção científica espanhola.
O usuário precisa registrar-se para se inscrever em serviços de alerta e acessar outras opções personalizadas.


Fundada em 1920, o National Bureau ofEconomicResearch é uma entidade privada, sem fins lucrativos, organização de pesquisa independente dedicado a promover uma maior compreensão de como a economia funciona. O NBER é cometida à empresa e divulgação de pesquisas econômicas imparcial entre os formuladores de políticas públicas, profissionais e da comunidade acadêmica

PERÍODICOS ELETRÕNICOS

Mensalmente revistas e jornais são lançados como contribuição aos estudos do processo ensino - aprendizagem no Brasil e no Mundo. Acesse as melhores plataforma de Revistas e periódicos on line disponíveis gratuitamente. 


LISTA DE REVISTAS ELETRÔNICAS

01 - REVISTA EDUCAÇÃO
http://periodicos.ufes.br/educacao


02 - REVISTA EDUCAÇÃO E REALIDADE
http://www.ufrgs.br/edu_realidade


03 - REVISTA EDUCAÇÃO E PESQUISA
http://www.educacaoepesquisa.fe.usp.br


04 - Revista ciência e educação
http://www.unesp.br/prope/revcientifica/CienciaEducacao


05 - REVISTA ATOS DE PESQUISA
http://www.furb.br/atosdepesquisa

06 - REVISTA LEITURA EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
http://www.ufpi.br/ppged/index/pagina/id/1766

07 - REVISTA OLHAR DE PROFESSOR
http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor

08 - REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO
http://www.revistaeduquestao.educ.ufrn.br

09 - REVISTA EDUCAÇÃO EM FOCO
http://www.ufjf.br/revistaedufoco

10 - REVISTA CEDES
http://www.cedes.unicamp.br/rev_apresentacao.htm

11 - REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL

13 - REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL
http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial

14 - REVISTA PEDAGOGIA AÇÃO
http://periodicos.pucminas.br/index.php/pedagogiacao




  • SUGESTÃO DE MAIS PERÍODICOS PARA LEITURA


3.    Centro de Referência Paulo Freire
http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/;jsessionid=DC7A87F4B5A325BE73021AF3ECA0316E?locale=pt_BR
5.    EDUCERE – Revista da Educaçãoda UNIPAR
http://revistas.unipar.br/index.php/educere
8.    Revista Brasileira de História da Educação
http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/index


ACESSO A BIBLIOTECA PRESENCIAL

A Biblioteca presencial fica aberta nos seguintes horários em nossa MATRIZ na cidade de Teresina.

  • De segunda a Sexta 8:00 as 12:00 e das 14:00 as 16:00h
  • No sábado das 8:00 as 12:00
Para realizar empréstimos o aluno pode ir presencialmente ou reservar on line
  1. CLIQUE AQUI para acessar a platacaforma de reserva de livros
  2. CLIQUE AQUI PARA LER O REGIMENTO DA BIBLIOTECA PRESENCIAL e ver as informações sobre empréstimos, multas e etc.




RESPONSÁVEL PELO SETOR DE BIBLIOTECA
 Nayra Fontinele Feijão
 Bibliotecária
CRB 1249